Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
Cuidados com a saúde no verão

Verão: saiba tudo sobre os cuidados necessários nessa época do ano

Compartilhe esse post!

O verão, a estação mais quente do ano já está se aproximando. O sol, calor, mar e piscina são a cara dessa época, porém para evitar surpresas desagradáveis alguns cuidados são essenciais para aproveitar a temporada sem descuidar da saúde.

Confira 4 dicas para se cuidar no verão:

Fique de olho na hidratação

As altas temperaturas podem provocar desidratação. Por isso, no verão é necessário prestar muita atenção na sua ingestão de líquidos ao longo do dia. Água de coco, sucos naturais, chás gelados, além do consumo de frutas como melancia e abacaxi, por exemplo, são outras fontes complementares a água. Fique de olho no consumo de bebidas alcoólicas também, já que a ingestão em excesso pode favorecer a perda de líquidos no organismo.

Cuidados com a pele

Evitar longos períodos de exposição ao Sol, utilizar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior, são algumas dicas básicas para evitar queimaduras e também outros problemas de pele causados pelo excesso de sol. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que ao sair ao ar livre, se possível, devemos procurar locais com sombra, principalmente no horário entre as 10 e 16 horas, quando a radiação UVB (responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão no corpo após a exposição ao sol) é mais intensa.

Além disso, o aumento da transpiração, combinado com areia, praia e piscina, pode propiciar o desenvolvimento de fungos e bactérias que levam a doenças como micoses, brotoejas e herpes labial.

Alimente-se bem

Manter uma alimentação balanceada é muito importante independentemente da estação, porém no verão é recomendado o consumo de alimentos leves. Portanto, dê preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados. As frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem leves e refrescantes nos dias quentes.

No verão são necessários alguns cuidados extras com os alimentos, já que alguns deles fora de refrigeração podem estragar com mais facilidade e causar intoxicação alimentar.

Atenção aos exercícios

O verão é a época ideal para fazer exercícios externos, como caminhar, correr, pedalar, entre outros. Porém, alguns cuidados são necessários, como a utilização de protetor solar e acessórios como bonés, chapéus e óculos escuros, além da escolha de roupas leves. Dê preferência aos horários em que o Sol está menos forte, antes das 10h e depois das 16h, e não exagere ou force os seus limites. Além disso, fique de olho na sua hidratação durante as atividades.

Afinal, gostou desse artigo sobre o verão?  “Saúde e bem-estar: confira 10 dicas práticas para ter uma vida saudável”.

Referências

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/6-dicas-para-uma-boa-alimentacao-no-verao,410ea53971b96640eb65547facd567f5mxr4orjl.html%20-

https://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/no-verao-mantenha-a-rotina-de-atividades-sem-esquecer-da-hidratacao/

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.