Logo NatcoFarma Colorido
benefícios do sol

Sol que fortalece: confira seus benefícios para o organismo

Você com certeza já está cansado de ouvir sobre os danos que uma exposição solar prolongada e sem proteção adequada pode trazer para a nossa saúde. Apesar dos raios solares, de fato, trazerem um certo risco para a nossa pele, a solução não é eliminar o astro-rei completamente de nossas vidas. Na verdade, o sol é a principal fonte de vitamina D, umas das mais importantes para o nosso organismo, e traz benefícios para o sono e até mesmo para o nosso sistema imunológico.

Vitamina D

Responsável pela absorção do cálcio pelos nossos ossos e uma grande aliada na prevenção de doenças autoimunes, a vitamina D é uma das mais importantes para o nosso organismo. O sol é o principal fornecedor dela para os humanos, pois é através dos raios ultravioletas B que o nosso corpo consegue sintetizar uma maior quantidade desse hormônio esteroide lipossolúvel.

A vitamina D também tem um papel importante na contração muscular, inclusive a do coração. Ou seja: para ter músculos mais fortes, é recomendado também estar em contato com o sol de 10 a 15 minutos diários.

Sono melhor

Quem quer noites de sono bem dormidas também deve garantir os seus 15 minutinhos diários ao sol. Isso acontece em razão do ciclo circadiano, também conhecido como o ciclo do sono. A explicação é simples: a melatonina – conhecido como o hormônio do sono – é ativada à noite, justamente pela ausência de luz. Ao passar tempo no sol, ela fica melhor regulada, trazendo uma noite de sono mais completa para você, à noite, como se fosse uma espécie de relógio interno e natural.

Portanto, não precisamos enumerar aqui todos os benefícios de noites bem dormidas, como uma melhor disposição e até mesmo benefícios para o funcionamento do nosso cérebro.

Saúde ocular

Os benefícios do sol se estendem até mesmo para os seus olhos. Pois, a luz solar aprimora a visão e previne diversas doenças relacionadas aos seus olhos, como pterígio (membrana que avança sobre a córnea) e degeneração macular (doença ocular que afeta a mácula, área central e vital da retina). No entanto, vale o lembrete: olhar diretamente para o astro-rei não é uma boa ideia, ok?

Imunidade

Talvez o principal benefício da exposição ao sol é o ganho para o nosso sistema imunológico. Já descrevemos acima como a vitamina D pode ajudar a prevenir as doenças autoimunes, mas os benefícios vão além disso. A vitamina D possui funções de controle da imunidade, participa do controle dos níveis pressóricos no organismo e do ganho de massa magra, controla a secreção de insulina (o que controla a quantidade de glicose no sangue) e ainda tem ação protetora contra o câncer. Não há dúvidas que a vitamina D é uma das mais importante para o nosso organismo!

Cuidados

Apesar de todos esses benefícios do sol, ainda é importante lembrar que a exposição demasiada ao sol traz riscos à nossa saúde, sobretudo de câncer de pele. Assim, o ideal é a moderação. Apenas 15 minutos diários são o bastante para usufruir de todos os benefícios dos raios solares. Além disso, deve-se evitar o sol nos horários de mais calor, próximo ao meio-dia, e lembrar sempre do uso de protetor solar quando for a praia ou durante atividades físicas.

Afinal, gostou da nossa novidade sobre os benefícios do sol? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil. Leia também:

https://natcofarma.com/2021/08/30/saiba-mais-sobre-a-natcofarma/

https://natcofarma.com/2021/08/27/o-que-e-preciso-saber-sobre-medicamentos-genericos/

https://natcofarma.com/2021/12/06/verao-saiba-tudo-sobre-os-cuidados-necessarios-nessa-epoca-do-ano/

https://natcofarma.com/2021/12/08/exercicios/

https://natcofarma.com/2021/09/23/saude-e-bem-estar-10-dicas-praticas-para-ter-uma-vida-saudavel/

Referências:

https://institutodosono.com/artigos-noticias/dormir-bem-10-dicas/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/01/30/preciso-mesmo-suplementar-vitamina-d-entenda-tudo-sobre-ela.htm

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-sol/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/mesmo-com-isolamento-exposicao-moderada-ao-sol-nao-deve-ser-esquecida

Veja também: