Logo NatcoFarma Colorido
saúde e bem-estar

Cuide-se: confira dicas sobre saúde e bem-estar no mês que se comemora o Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial do Combate ao Câncer

Em abril celebramos duas datas muito importantes para refletirmos sobre questões sérias voltadas para as necessidades da população no que diz respeito à saúde, são elas: Dia Mundial da Saúde (07) e o Dia Mundial do Combate ao Câncer (08).

Primeiramente, sabemos que estabelecer uma rotina de autocuidado focada na saúde e bem-estar nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais pela correria do dia a dia, seja em casa, no trabalho, assim como nos cuidados com a família e em todas as tarefas que precisamos executar ao longo do dia.

Por essa razão, estabelecer prioridades é o ideal para ter uma vida mais saudável. Assim como ficar atento ao seu corpo e buscar ajuda médica caso identifique alguma anormalidade.

Dicas para saúde e bem-estar

Pensando na sua saúde e bem-estar, preparamos uma lista com dicas essenciais para começar a se cuidar mais agora mesmo. Portanto, confira:

  1. Pratique exercícios físicos regularmente;
  2. Alimente-se bem e evite alimentos industrializados, ricos em sal, açúcares e gorduras. Aliás, dê preferência ao consumo de alimentos naturais;
  3. Beba bastante água;
  4. Evite o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  5. Evite a exposição excessiva ao sol. E não se esqueça de utilizar o filtro solar;
  6. Priorize a qualidade do seu sono;
  7. Cuide da sua saúde mental e não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda psicológica;
  8. Dedique alguma parte do seu tempo para fazer aquelas atividades que mais gosta. Como por exemplo: uma caminhada no parque, ler um livro, assistir filmes e séries, ouvir música;
  9. Vá ao médico periodicamente e mantenha o check-up em dia;
  10.  Além de todas essas dicas, não utilize medicamentos sem prescrição médica.

Vá ao médico periodicamente. Faça check-up!

Falando um pouco mais especificamente sobre a 9ª dica de saúde e bem-estar que trouxemos em nossa lista de acima, destacamos a importância de fazer exames e consultas médicas regulares e de estar atento a possíveis sinais que possam indicar alguma alteração em seu corpo, especialmente quando pensamos em doenças como o câncer, por exemplo.

Além disso, vale lembrar que câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças, que se caracterizam pela divisão celular contínua e descontrolada e pela capacidade de se disseminar e invadir outros órgãos (metástase).

Essa doença pode ser causada por fatores externos, seja pelo contato com substâncias químicas, radiação e vírus, como também questões internas, por exemplo, hormonal, condições imunológicas e mutações genéticas do indivíduo.

Todas essas condições podem agir em conjunto, ou em sequência, para iniciar o processo de formação do câncer. Além disso, vale destacar que, geralmente, muitos anos se passam entre mutações e/ou exposições a fatores de risco e a efetiva detecção do câncer.

Por isso, a importância de fazer exames e consultas médicas regulares e de estar atento a possíveis sinais que possam indicar que a sua saúde não vai bem. Aliás, um profissional da área (oncologista) poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e iniciar o melhor tratamento para cada situação e estágio da doença (leia mais sobre estadiamento aqui).

Segundo a publicação "Estimativa 2020 – Incidência de câncer no Brasil", lançada pelo INCA em 2020, o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022 (leia mais aqui https://www.inca.gov.br/estimativa). Depois do câncer de pele não melanoma (177 mil casos novos), os mais incidentes serão os de mama e de próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

Artigos e referências da Natcofarma Brasil

Afinal, gostou do nosso artigo sobre dicas de saúde e bem-estar? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil. Leia também: "Uma boa noite de sono: Veja os benefícios e dicas para dormir bem", "Saúde e bem-estar: 10 dicas práticas para ter uma vida saudável", "6 exercícios para fazer em casa e se manter saudável".

Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto sobre saúde e bem-estar:

https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-do-c%C3%A2ncer

https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/cancer

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer/12/1/

https://www.inca.gov.br/estimativa

https://www.abrale.org.br/doencas/o-que-e-cancer/

https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/8-passos-faceis-para-voce-adotar-um-estilo-de-vida-saudavel/

https://www.tuasaude.com/os-beneficios-de-dormir-bem/

Veja também: