Logo NatcoFarma Colorido
gripes

Gripes e resfriados nos meses frios: saiba como se prevenir

Gripes e resfriados são mais frequentes por conta de mudanças climáticas, por exemplo, na entrada de estações do ano como o outono e inverno, já que o clima tende a ficar mais frio e com baixa umidade. Além disso, as pessoas passam a ficar mais em ambientes fechados e com pouca circulação de ar, contribuindo na disseminação dessas doenças.

É preciso ressaltar que atualmente temos um novo vírus influenza em circulação no país, o H3N2, que é um dos subtipos do vírus Influenza A ou vírus do tipo A, responsável pela gripe comum e resfriados.

Sua transmissão acontece por meio da inalação de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa contaminada tosse, fala ou espirra e assim dissemina o vírus.

Sintomas da gripe

Você sabe quais são os principais sintomas gripais? Confira:

  • Febre alta de pelo menos 38°C;
  • Tosse e garganta inflamada;
  • Coriza e narinas entupidas;
  • Dores de cabeça e no corpo;
  • Sensação de cansaço, indisposição e mal-estar.

Como evitar gripes e resfriados?

Fatores como má alimentação e baixa imunidade podem favorecer o seu desenvolvimento, então é preciso se atentar e procurar uma rotina mais saudável, sendo assim, para evitar o aparecimento de gripes e resfriados alguns cuidados são necessários:

  • Hidrate-se com frequência: consuma bastante água, sucos naturais e frutas ricas em líquido;
  • Mantenha uma alimentação equilibrada e dê preferência ao consumo de frutas, legumes e verduras;
  • Sempre que puder, evite mudanças bruscas de temperatura;
  • Evite sair de casa no período de transmissão da doença e fuja de aglomerações e ambientes totalmente fechados. Aliás, procure manter a sua casa ventilada!
  • Vacine-se anualmente contra a gripe e mantenha a sua carteirinha de vacinação em dia.

Além disso, é importante destacar que já existem medicamentos genéricos para prevenção de Influenza e controle dos sintomas gripais e podem ser aliados no controle da doença.

Como diferenciar Covid-19 de gripe?

Tanto a Covid-19, quanto a Influenza (gripe) são doenças respiratórias infecciosas e como alguns sintomas são semelhantes, inicialmente podem ser facilmente confundidos, porém, são causadas por vírus distintos. Clique aqui para conferir o post que já fizemos e saiba tudo sobre esse assunto!

Afinal, gostou do nosso artigo sobre gripes e resfriados? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil. Leia também: "Prevenção da gripe: 3 dicas para se proteger", "Surto de gripe nas empresas pode aumentar o absenteísmo", "Gripe H3N2: o que é, sintomas e prevenção", "Influenza ou Covid-19? Saiba as diferenças entre os sintomas dessas doenças".

Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:

https://saude.abril.com.br/medicina/gripe-sintomas-principais-tipos-e-como-tratar/

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/gripe/

Veja também: