Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido

09 de junho: Dia da Imunização

Compartilhe esse post!

Dia 9 de junho é o Dia da Imunização. A data chama a atenção para a importância das vacinas e seus impactos, seja no bem-estar individual quanto na saúde coletiva.

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, a relevância da vacinação em nossas vidas se tornou ainda mais evidente, o assunto passou a ser mais discutido e comentado pela população. Vale lembrar que a imunização é uma ferramenta extremamente importante para prevenir diversas doenças, como a gripe, por exemplo.

Vacinas no mundo e no Brasil

As vacinas foram descobertas há mais de 200 anos, após cientistas perceberem a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos (organismos que conseguem causar doença em um hospedeiro, como vírus, bactérias e alguns fungos) em estado inofensivo.

Ressaltamos que, ao longo de todos esses anos, as vacinas tiveram diversos avanços e novas pesquisas foram desenvolvidas, sendo responsáveis, inclusive, por erradicar doenças, por exemplo, a poliomielite no Brasil.

Em nosso país, em 1973, foi formulado o Programa Nacional de Imunizações (PNI), por determinação do Ministério da Saúde, visando coordenar as ações de imunização em todo o Brasil e manter um calendário regular de vacinação.

Como as vacinas agem no organismo?

Atualmente, existem três principais métodos para se desenvolver uma vacina:

  • Utilização dos vírus ou bactéria inteiros;
  • Uso apenas das estruturas que ativam o sistema imunológico;
  • Uso somente do material genético que fornece as instruções para fazer proteínas específicas e não o vírus inteiro.

Ao entrarem em nosso organismo, as vacinas se passam por agentes infecciosos estimulando a produção de nossas defesas pelo sistema imunológico, que inicia o seu trabalho de “atacar” esses agentes.

Desse modo, a vacina ensina ao nosso organismo como se defender de forma eficaz, preparando-o, assim, para um contato real.

Quem não se imuniza, não expõe somente a si mesmo a doenças que são imunopreveníveis, mas também as pessoas próximas, como familiares e amigos. Por essa razão, é muito importante atentar-se ao calendário nacional de vacinação e manter a sua caderneta em dia.

Atualmente, há diversas notícias falsas que visam desacreditar a relevância das vacinas. Sendo assim, caso tenha dúvidas, procure profissionais da área de saúde para saná-las, além de buscar informações em fontes confiáveis sobre tudo que diz respeito à saúde e sistema imunológico (especialmente para saber sobre anomalias como a neutropenia, que podem comprometer seu funcionamento adequado).

Afinal, achou a informação interessante? Então, acompanhe todas as novidades no nosso “blog e nas redes sociais “Facebook, “Instagram e “LinkedIn da Natcofarma Brasil.

Confira outros posts:

Conheça a Natcofarma

Gripes e resfriados nos meses frios: saiba como se prevenir

Saúde e bem-estar: 10 dicas práticas para ter uma vida saudável

6 exercícios para fazer em casa e se manter saudável

Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:

Família SBIM.org – Vacinas

Gov.br – Programa de imunizações

Who – How are Vaccines Developed

Gov.br – Calendário Nacional de Vacinação

Tua Saúde – Tudo sobre vacinas

Who – Vaccines and immunization what is vaccination

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.