Logo NatcoFarma Colorido

Compartilhe esse post!

Dia Mundial do Doador de Sangue

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a doação de sangue é um recurso essencial para diversos tratamentos médicos.

O sangue doado é utilizado na transfusão para pessoas que sofreram acidentes e em emergências de todos os tipos, por exemplo, desastres naturais, acidentes de trânsito, conflitos armados, entre outros. Além disso, é um gesto de solidariedade do doador e uma atitude cidadã simples, que salva vidas!

A data é tão relevante que possui um dia só dela, sendo 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Sendo assim, vale reforçar que este dia foi escolhido para homenagear o nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema ABO, e descobridor do fator RH, que indica se o sangue é positivo ou negativo.

Todos podem ser um doador sangue?

Antes de se dirigir a um posto de coleta é necessário se atentar a alguns pontos para entender se você está apto, ou não, a doar sangue. Confira os requisitos:

  • Estar saudável;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação de sangue tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar bem alimentado (observando que é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue);

É importante estar atento a alguns impedimentos temporários que poderão adiar esse gesto de amor e cuidado com o próximo, que é a doação de sangue. Sendo assim, confira alguns:

  • Resfriado recente, aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Gravidez;
  • Após parto normal, aguardar 90 dias e após cesariana, aguardar 180 dias;
  • Período de amamentação;
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação de sangue;
  • Aplicação de tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.) nos últimos 12 meses;

Além disso, é possível entender em quais outras situações você não poderá doar sangue acessando o site da Fundação Pró-Sangue.

Clique AQUI e saiba mais!

Quais documentos eu levo no dia e quais são os locais de coleta?

No dia escolhido para realizar a sua doação de sangue é necessário apresentar documento original com foto recente, para obter a sua identificação como doador, emitida por órgão oficial.

Além disso, aqui estão os documentos aceitos: Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; ou Passaporte brasileiro com filiação.

Há diversos Hemocentros espalhados por todo o país. Clique aqui e confira o mais próximo, assim como o horário de atendimento para realizar a sua doação.

Afinal, achou a informação interessante? Então, acompanhe todas as novidades no nosso “blog e nas redes sociais “Facebook, “Instagram e “LinkedIn da Natcofarma Brasil.

Confira outros posts:

Conheça a Natcofarma

Gripes e resfriados nos meses frios: saiba como se prevenir

Doação de sangue: confira tudo o que você precisa saber antes de doar

Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:

BVSMS.Saúde.gov – Dia Mundial do doador de sangue

Prosangue.sp.gov – Requisitos básicos para doação

Gov.br – Composição sangue

BVSMS.Saúde,gov – Conheça o passo a passo da doação de sangue

Redome.inca.gov – Hemocentros do Brasil

Veja também:

Dia Mundial do Doador de Sangue

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a doação de sangue é um recurso essencial para diversos tratamentos médicos. O sangue doado é utilizado na

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.