Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
Médico atendendo um paciente

Dia do Oncologista – 09 de julho

Compartilhe esse post!

Em primeiro lugar, 09 de julho é o dia em que celebramos esse profissional tão necessário para diagnosticar, tratar e prevenir tumores e cânceres, o médico Oncologista.

Vale destacar que a Oncologia é uma ciência complexa e multidisciplinar. Sendo assim, envolve também outras especialidades médicas como Patologia, Radiologia, Cirurgia, Pediatria, Psiquiatria, Enfermagem, Psico-oncologia, Fisioterapia, Nutrição, entre vários outros profissionais.

Como já mencionado em outros conteúdos, câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças, que se caracterizam pela divisão celular contínua e descontrolada, pela capacidade de se disseminar e invadir outros órgãos (metástase).

Causas do câncer

A doença pode ser causada por fatores externos, seja pelo contato com substâncias químicas, radiação e vírus, como também questões internas, por exemplo, hormonal, condições imunológicas e mutações genéticas do indivíduo.

Todas essas condições podem agir em conjunto, ou em sequência, para iniciar o processo de formação do câncer. Além disso, vale reforçar que, geralmente, muitos anos se passam entre mutações e/ou exposições a fatores de risco e a efetiva detecção do câncer.

É importante ressaltar que nem todos os tumores são malignos, os não cancerígenos são chamados benignos. Ainda que não sejam malignos eles podem causar problemas, como crescerem e pressionarem outros órgãos e tecidos saudáveis, por exemplo.

Atuação do oncologista

A área oncológica tem evoluído muito nos últimos anos, seja por meio de pesquisas, desenvolvimento de medicamentos, diagnóstico, assim como no tratamento do paciente. Inclusive, é importante ter em mente que o câncer é a segunda maior causa de morte no planeta, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.

Essa carreira exige muita pesquisa e atualização constante, além do cuidado que o oncologista precisa ter com o paciente, que passa por um momento que desperta muitos sentimentos, como dúvida e inquietação, além dos sintomas físicos.

Dentre os recursos utilizados pelo profissional, o processo de estadiamento serve para determinar a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa. Ele auxilia a identificar se o tumor tem chances de se espalhar para outros órgãos. Assim como, ajuda o médico oncologista a determinar qual o melhor tratamento.

Desta forma, o oncologista tem papel fundamental no cuidado, que exige também muita sensibilidade em sua condução, sendo uma figura importante para melhorar a qualidade de vida do paciente, e não somente para prolongar uma vida de sofrimento com a doença.

Este profissional também ajuda o paciente a entender sua fraqueza, lidar com sentimentos de frustração durante o tratamento e, sobretudo, a lidar com o câncer de forma digna.

Dados da área

Vale destacar que, de acordo com dados da última Demografia Médica, divulgada em 2020, o Brasil tem 4.061 especialistas titulados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A Natcofarma parabeniza todos esses profissionais pela dedicação e comprometimento com a saúde de seus pacientes.

Enfim, achou a informação interessante? Então, acompanhe todas as novidades no nosso blog e nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn da Natcofarma Brasil.

Confira outros posts:

Cuide-se: confira dicas sobre saúde e bem-estar no mês que se comemora o Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial do Combate ao Câncer

04 de fevereiro: Dia Mundial de Combate ao Câncer

Saiba mais sobre estadiamento do câncer

Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:

Oncologia.org.br

Instituto do Câncer

FM.Usp.br

Guia da Carreira

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.