Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
Bem estar no inverno

Bem-estar no inverno: confira 4 dicas para cuidar da sua saúde

Compartilhe esse post!

Em primeiro lugar, com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, é necessário reforçar os cuidados com a nossa saúde. Uma das características da temporada é o tempo seco, que impacta no aumento das doenças respiratórias, como gripe, faringite, pneumonia, asma, rinite, sinusite, entre outras.

Por essa razão, é necessário redobrar os cuidados com a sua saúde. Confira abaixo 4 dicas que preparamos para você seguir na época e manter o seu bem-estar!

Se hidrate

No inverno, costumamos sentir menos sede. Isso acontece devido a alterações no sistema hormonal, visto que a circulação sanguínea se concentra nos vasos centrais para preservar o calor no corpo, inibindo o aviso de sede em nosso organismo.

Vale destacar que é preciso ter atenção redobrada para evitar a desidratação. Sinais como pele ressecada, temperatura corporal alta, cansaço, sonolência, pouca vontade de urinar, inclusive com a coloração da urina mais escura, além de prisão de ventre, indicam a necessidade de controlar melhor a ingestão de água.

Estipular metas para o consumo de água, utilizar alarmes, andar sempre com uma garrafinha de água na bolsa ou mochila, são algumas táticas que podem te ajudar na rotina de hidratação.

As águas saborizadas, com frutas, hortelã, alecrim, gengibre, por exemplo, além de chás, alimentos ricos em água como melão, melancia, laranja, abobrinha, entre outros, também são bons aliados para estimular o consumo de líquidos.

Proteção solar

Utilizar protetor solar diariamente é tão importante no inverno quanto no verão, pois os raios UV também passam pelas nuvens, mesmo em dias nublados. Sendo assim, os riscos de danos à pele continuam existindo.

Além disso, a exposição às luzes dos celulares, notebooks e outros equipamentos eletrônicos, além da luz artificial, também são prejudiciais.

Segundo os especialistas em cuidados com a pele, o FPS (fator de proteção solar) deve ser de pelo menos 30 e o produto deve ser reaplicado a cada duas horas.

Ventilação e umidade no ambiente

É muito comum que as pessoas prefiram ficar em ambientes fechados, pois a temperatura é mais confortável. Entretanto é preciso ter cuidado com a ventilação, para que aconteça a troca regular do ar. Sendo assim, evite manter janelas e portas fechadas por muito tempo.

No inverno a umidade também fica menor, impactando diretamente em nossa saúde. O ar seco causa incômodo nos olhos, nariz, lábios e no trato respiratório, por ressecar as mucosas, favorecendo assim o surgimento de conjuntivite, alergias e doenças respiratórias.

A dica é umidificar os olhos com colírios umectantes e aplicar soro fisiológico nas narinas, seguindo a recomendação de um otorrinolaringologista. Investir em umidificadores de ar também pode ser uma boa opção!

Vacinação

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, a relevância da vacinação em nossas vidas se tornou ainda mais evidente, o assunto passou a ser mais discutido e comentado pela população.

Vale lembrar que a imunização é uma ferramenta extremamente importante para prevenir diversas doenças, como a gripe e a Covid-19, por exemplo. A vacina evita a necessidade de medicação futura.

Sendo assim, se atente ao calendário de vacinação em sua cidade e mantenha a carteira de vacinação em dia, inclusive das crianças, que necessitam de um adulto para acompanhá-las nessa rotina.

Enfim, achou a informação interessante? Acompanhe todas as novidades no nosso blog e nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn da Natcofarma Brasil.

Confira outros posts:

Saúde e bem-estar: 10 dicas práticas para ter uma vida saudável

Gripes e resfriados nos meses frios: saiba como se prevenir

Influenza ou Covid-19? Saiba as diferenças entre os sintomas dessas doenças

Sol que fortalece: confira seus benefícios para o organismo

Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:

Portal Drauzio Varella UOL

Site Tua Saúde

UOL – Viva Bem

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.