Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
Dia Do Pediatra 02 768x394 Natcofarma

27 de julho: Dia do Pediatra

Compartilhe esse post!

Em 27 de julho celebramos o Dia do Pediatra. A data foi escolhida em homenagem à data da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910.

O termo “pediatria” é derivado de palavras gregas (paidos: criança e iatreia: processo de cura), sendo a especialidade médica dedicada à assistência da criança e do adolescente. O profissional tem papel fundamental para garantir que seus pacientes cresçam fortes e saudáveis.

Segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), os primeiros hospitais com atendimento específico e separado de crianças surgiram no início do século XIX, sendo que a especialidade “Pediatria” só surgiu no final do mesmo século. Na época, os elevados índices de mortalidade infantil e ausência de profissionais especializados em cuidar de crianças, demonstrou a necessidade desse cuidado específico, que vem se desenvolvendo ao longo de todos esses anos.

Marcos importantes na história da Pediatria

Portanto, é importante destacar que entre os marcos importantes na história da Pediatria estão a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança em 1959, assim como a assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança, em 20 de novembro de 1989, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nos documentos, foram reconhecidos os direitos de todas as crianças a terem o mais alto padrão de saúde possível, além da instituição de tratamento de doenças, bem como a reabilitação da saúde dos pequenos.

Com o passar dos anos, algumas especialidades na área pediátrica surgiram, como

Alergia e imunologia pediátrica; Cardiologia pediátrica; Dermatologia pediátrica; Emergências Pediátricas e Neonatais; Endocrinologia Pediátrica; Neonatologia (dedicado ao cuidado dos recém-nascidos); Neurologia Pediátrica e Nutrologia Pediátrica.

Segundo a SBP há mais de 31 mil pediatras atuando no Brasil!

A Natcofarma aproveita a data para parabenizar todos os pediatras!

Enfim, achou a informação interessante? Então, acompanhe todas as novidades no nosso blog e nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn da Natcofarma Brasil.

Confira outros posts:

Gripes e resfriados nos meses frios: saiba como se prevenir

Entenda a diferença entre medicamento de Referência, Similar e Genérico

Doação de sangue: confira tudo o que você precisa saber antes de doar

Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:

Portal guia da Carreira

Site SBP Imprensa

Portal SPSP.org.br

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.