Você sabia que o dia 4 de fevereiro é a data escolhida para conscientização sobre o câncer?
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de conscientizar sobre o tema, conforme mencionamos anteriormente, a data também procura aumentar a educação sobre a doença em todo o mundo, bem como influenciar a criação de políticas públicas para o controle do câncer.
Mas o que é câncer?
Em primeiro lugar, câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças, que se caracterizam pela divisão celular contínua e descontrolada e pela capacidade de se disseminar e invadir outros órgãos (metástase).
Ele pode ser causado por fatores externos, seja pelo contato com substâncias químicas, radiação e vírus, como também questões internas, por exemplo, hormonal, condições imunológicas e mutações genéticas do indivíduo.
Estes fatores podem agir em conjunto, ou em sequência, para iniciar o processo de formação do câncer. Além disso, vale destacar que, geralmente, muitos anos se passam entre mutações e/ou exposições a fatores de risco e a efetiva detecção do câncer.
Por isso, a importância de fazer exames e consultas médicas regulares e de estar atento a possíveis sinais que possam indicar que está doente. Um profissional da área poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e iniciar o melhor tratamento para cada situação e estágio da doença.
É importante ressaltar que nem todos os tumores são malignos, os não cancerígenos são chamados benignos. Ainda que não sejam malignos eles podem causar problemas, como crescerem e pressionarem outros órgãos e tecidos saudáveis, por exemplo.
Dia Mundial de Combate ao Câncer: Quais as categorias da doença?
Eles são agrupados em categorias mais amplas, porém as principais são:
- Carcinomas (começam na pele ou nos tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos);
- Sarcomas (Começam no osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo ou de suporte);
- Leucemias (começam no tecido que produz o sangue, como a medula óssea, o que provoca um grande número de células anormais que entram na circulação sanguínea);
- Linfomas e Mielomas (começam nas células do sistema imunológico);
- Cânceres do Sistema Nervoso Central (iniciam nos tecidos do cérebro e da medula espinhal).
Em nosso blog já trouxemos uma série de conteúdos sobre o tema. Confira abaixo alguns deles:
Afinal, gostou do nosso artigo sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.
Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:
https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-do-c%C3%A2ncer
https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/cancer
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer/12/1/
https://www.abrale.org.br/doencas/o-que-e-cancer/
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abc_do_cancer.pdf