Já falamos anteriormente em outro post quais são os sintomas, tratamento e como prevenir o câncer de mama, confira aqui, mas você sabe o que é câncer de mama metastático?
Ele ocorre quando as células malignas provenientes da mama formam nódulos (metástases) em outras partes do corpo, como ossos, fígado, pulmões, cérebro, entre outros. As metástases podem surgir com o tempo, mesmo após anos do primeiro diagnóstico, dependendo do subtipo de câncer de mama (câncer de mama luminal (A e B), câncer de mama HER2 positivo e câncer de mama triplo negativo), que são categorizados de acordo com as características das células cancerosas.
O câncer de mama metastático não é curável, porém é possível tratá-lo, inclusive há pacientes que vivem bem por meses ou anos. O tratamento do câncer de mama metastático tem o objetivo de prolongar a vida, por meio da estabilização ou até mesmo da redução do crescimento dos tumores, além, é claro, de também aliviar os sintomas causados pelo câncer.
Quais os sintomas de câncer de mama metastático?
Nem sempre é possível identificar sintomas e sinais do câncer de mama metastático, porém caso o paciente observe algum dos itens citados abaixo, é importante procurar orientação médica, já que um profissional irá seguir com a investigação por meio da realização de alguns exames específicos.
Sinais de acordo com o órgão atingido:
- Cérebro – dores de cabeça, convulsões, alterações na fala ou visão e problemas de memória;
- Fígado – inchaço abdominal, fadiga, fraqueza, perda de peso ou falta de apetite e icterícia (pele amarelada);
- Ossos – dor repentina e fraturas ósseas;
- Pulmão – dor, falta de ar e tosse persistente;
Então, ao confirmar o diagnóstico o médico poderá recomendar alguns tratamentos atualmente disponíveis para o câncer de mama metastático. Entre eles a cirurgia, indicada quando os tumores são pequenos; hormonioterapia, que pode evitar o crescimento do câncer; quimioterapia; radioterapia e a administração de medicamentos específicos que atuam nas células cancerígenas e que não afetam as células saudáveis. Leia também sobre microangiopatia.
Afinal, gostou desse artigo sobre câncer de mama metastático? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.
Aliás, quer saber mais sobre outros temas, confira no nosso blog: “Saiba mais sobre estadiamento do câncer”, “Saúde e bem-estar: 10 dicas práticas para ter uma vida saudável”.
Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-mama/1383/34/
https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama
https://www.cancerdemamabrasil.com.br/tenho-cancer-de-mama-metastatico-e-agora-cancer-de-mama/
https://www.femama.org.br/pacientesnocontrole/ampliando-olhares-sobre-o-cancer-de-mama-metastatico/
https://peitoaberto.org.br/cancer-de-mama-metastatico/
Leia também : O que é citomegalovirus: conheça os sintomas e métodos de prevenção
Leia também : Saiba mais sobre estadiamento do câncer