Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
câncer de próstata

Câncer de próstata: saiba sobre as causas, sintomas e tratamento

Compartilhe esse post!

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo o câncer de pele não-melanoma o primeiro. Mas você sabe o que é essa doença?

Ele é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina), causando o seu aumento. A próstata é responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma.

Geralmente o câncer de próstata aparece após os 50 anos de idade e se desenvolve lentamente, sendo que na maioria dos casos não apresenta sintomas na fase inicial, levando anos até que os sinais apareçam.

Causas

A doença não possui uma causa específica, mas alguns fatores como idade, dieta pouco equilibrada e rica em gorduras ou cálcio, fumo, obesidade ou excesso de peso, além de histórico de câncer de próstata na família em parentes de primeiro grau (pai e irmãos), são alguns dos fatores associados ao aparecimento do tumor. Devido ao fator genético homens negros têm mais casos deste tipo de câncer.

Quais os sintomas de câncer de próstata?

Como destacamos anteriormente, na maioria das vezes o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, levando anos até que os sinais apareçam, porém em casos mais avançados os sintomas abaixo podem surgir:

  • Dor ao urinar ou ejacular;
  • Dificuldade para ter uma ereção;
  • Incontinência urinária ou fecal;
  • Jato de urina fraco;
  • Presença de sangue na urina ou esperma.

O urologista investiga por meio do exame de toque retal, a presença de algum nódulo e em caso positivo é feita biópsia para investigar se há ou não a presença de células malignas na glândula. Também faz parte dos recursos para diagnóstico, o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). A recomendação de especialistas é de que estes exames sejam feitos por todos os homens a partir dos 50 anos e se houver histórico familiar a partir dos 40 anos.

Tratamento para o câncer de próstata

O tratamento varia de acordo com a idade do paciente, gravidade da doença, condição geral de saúde e expectativa de vida. Entre os tratamentos mais comuns estão a prostatectomia, que é a cirurgia em que a próstata é totalmente retirada; radioterapia, na qual é aplicada radiação em determinadas áreas da próstata para eliminar as células de câncer, e uso de medicamento para regular a produção dos hormônios masculinos e que consequentemente aliviam os sintomas do câncer.

É muito importante que os homens façam avaliação médica completa e de rotina regularmente. Já que por meio desse acompanhamento poderão identificar a doença na fase inicial. E ao observar algum dos sinais e sintomas mencionados nesse post, procure imediatamente um urologista, pois ele decidirá pela melhor conduta.

Afinal, gostou desse artigo sobre câncer de próstata? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.

Aliás, quer saber mais sobre outros temas, confira no nosso blog: “Saiba mais sobre estadiamento do câncer”“Saúde e bem-estar: 10 dicas práticas para ter uma vida saudável”.

Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata

http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-prostata/33/149/

https://portaldaurologia.org.br/publico/video/cancer-de-prostata-o-diagnostico-precoce-e-fundamental/

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/cancer-de-prostata-conheca-os-riscos-como-e-feito-o-diagnostico-e-o-tratamento/

https://www.iuroncologia.com.br/especialidades/cancer-de-prostata/

https://drauziovarella.uol.com.br/cancer/cancer-de-prostata/

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.