Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido

Dia Mundial da Esclerose Múltipla – 30 de maio

Compartilhe esse post!

Dia 30 de maio foi o dia escolhido para aumentar a visibilidade sobre a Esclerose Múltipla (EM) e também para informar a população a respeito dela. De acordo com dados do Ministério da Saúde, existem 2,8 milhões de pessoas no mundo com EM e no Brasil, estima-se que cerca de 40 mil pessoas convivam com a doença.

A EM é uma doença neurológica, crônica e autoimune. Nela, as células de defesa do organismo atacam o próprio Sistema Nervoso Central (SNC), agredindo a bainha de mielina, que recobre os neurônios, provocando lesões cerebrais e medulares.

Afinal, você sabe quais são os tipos de Esclerose Múltipla?

  1. Remitente Recorrente (EMRR) ou surto remissão: Evolui com surtos cujos sintomas ocorrem de maneira súbita com posterior recuperação parcial ou total deles. Essa é a forma mais comum de EM e os surtos podem deixar sequelas ou não. 
  2. Primária Progressiva (EMPP): Evolui sem surtos, mas com sintomas progressivos acumulados ao longo do tempo.
  3. Secundária Progressiva (EMSP): Evolui com sintomas lentos e progressivos com o tempo em indivíduos que possuem inicialmente a forma remitente recorrente (EMRR). Pode evoluir com ganho de sintomas sem surto, em geral após 20 anos de doença.

Saber o diagnóstico da Esclerose Múltipla é muito importante, pois orienta o tratamento que será adotado pela equipe médica.

Vale reforçar que geralmente o tratamento é feito com a adoção de medicamentos, que irão depender dos sintomas que a pessoa apresenta, além disso, fisioterapia e terapia ocupacional, também podem ser adotadas no tratamento.

Achou a informação interessante? Acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook”, “Instagram” e “LinkedIn” da Natcofarma Brasil.

Confira outros posts:

Conheça a Natcofarma

O que é preciso saber sobre medicamentos genéricos?

 “Princípios ativos de um medicamento

“Esclerose Múltipla: entenda mais sobre a doença

Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:

Site Drauzio Varella Uol – Esclerose Múltipla

Abem.org – O que é esclerose múltipla”

Site Abem.org – EM em detalhes”      

“Portal Abem.org – Diagnóstico da EM

BVSM.gov – Dia Mundial da Esclerose Múltipla

National MS Society-org – Types of MS

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.