Dia 30 de agosto é o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla.
Mas você sabe o que é essa doença?
Porém, antes de explicarmos o que ela é, vale destacar que a data foi instituída pela Lei nº 11.303/2.006 e busca dar mais visibilidade à Esclerose Múltipla, além de informar a população e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune. Nela, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.
Entre os sintomas mais comuns estão:
- Alterações Fonoaudiológicas, que podem surgir, no início da doença ou no decorrer dos anos como fala lentificada, pronúncia de palavras arrastadas, voz trêmula, disartrias, pronúncia hesitante das palavras ou sílabas, bem como dificuldade para engolir alimentos líquidos, pastosos ou sólidos;
- Dor;
- Disfunção da bexiga e/ou do intestino;
- Espasticidade, que é a rigidez de um membro ao movimentar-se. Acomete principalmente os membros inferiores;
- Fadiga;
- Problemas de Equilíbrio e Coordenação;
- Transtornos Visuais;
- Transtornos Cognitivos e emocionais;
- Também afeta a sexualidade.
Vale destacar que a EM não é uma doença mental ou contagiosa e que também não há prevenção ou cura. Porém, seu tratamento consiste em atenuar os sintomas e desacelerar a progressão da doença, com o envolvimento de diversos profissionais e a administração de medicamentos adequados para cada quadro.
Leia também: Saiba como diagnosticar a Esclerose Múltipla
VOCÊ SABIA?
Segundo a ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla), a estimativa é de que cerca de 40 mil brasileiros são portadores de Esclerose Múltipla.
Compartilhe essa matéria com as pessoas que você ama e a ajude a NATCOFARMA transmitir conhecimento e conscientização.