Pouca gente sabe, mas o Brasil conta com um dos maiores bancos de doadores de medula óssea do mundo. Trata-se do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), que em setembro de 2021 registrou pouco menos de 5,5 milhões de indivíduos, o equivalente a cerca de 2,5% da população nacional. Assim, ele é considerado o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. Para termos de comparação, esse número é maior que o de doadores de sangue no país: apenas 1,6% de toda a população nacional está registrada como doadora de sangue, o equivalente a 16 a cada mil habitantes.
A criação do FlaMedula
Foi pensando em contribuir com esta estatística que André Matos, um dos colaboradores da Natcofarma no Brasil, criou o FlaMedula, um projeto em parceria com o Clube Regatas do Flamengo que incentiva o cadastro consciente de doadores de medula óssea por todo o Brasil.
Essa história começou em 2011, quando André foi ao hemocentro de sua cidade para uma doação de sangue rotineira. “Neste dia, havia uma campanha para cadastro de medula óssea e eu aproveitei a doação para me cadastrar”, ele conta. “Acredito que foram os anjos que tocaram o meu coração naquele momento.” Dois anos após aquele dia, ele foi contactado pelo REDOME com a informação que havia a possibilidade de sua medula óssea ser compatível com alguém que precisava de uma doação. “Fiquei todo arrepiado naquele momento, pois eu teria a chance de salvar uma vida”, ele lembra.
Após mais alguns meses e alguns exames de sangue, chegou o grande momento: foi confirmada a total compatibilidade e uma data – 9 de outubro – foi agendada para a doação. “Doei minha medula óssea por aférese, pela veia do braço, durante uma manhã inteira. Após a doação, pedi a Deus que abençoasse aquelas células e que elas dessem uma nova vida ao paciente”, conta André, emocionado.
Depois desta experiência, André quis proporcionar esta emoção ao maior número de pessoas possíveis por todo o Brasil. Foi assim que, em 2019, nasceu a FlaMedula. Hoje, o projeto organiza doações de sangue, plaquetas e o cadastro de medula óssea durante todo o ano. Além de sua atuação em solo nacional, o projeto também tem uma parceria com o Banco americano “Be The Match”, para o cadastro de doação de medula óssea dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos.
Saiba mais sobre o projeto
Enfim, quer saber mais sobre o projeto FlaMedula e como você pode ser um doador? Pois então, confira as redes sociais do FlaMedula abaixo:
Instagram: @flamedula10
Youtube: FlaMedula
Twitter: FlaMedula
Facebook: FlaMedula10
TikTok: FlaMedula
Afinal, gostou do nosso artigo sobre o projeto FlaMedula? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.
Aliás, quer saber mais sobre outros posts relacionados ao tema, confira no nosso blog: “Saiba mais sobre a Natcofarma”, “O que é preciso saber sobre medicamentos genéricos”, “Fevereiro Laranja: mês da conscientização da leucemia”.
Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto: