Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
estadiamento do câncer

Saiba mais sobre estadiamento do câncer

Compartilhe esse post!

Não é muito comum ouvir falar sobre o termo estadiamento, mas ele se refere ao processo utilizado pelos profissionais da área oncológica para determinar a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa. Além disso, o estadiamento é importante para auxiliar a identificar se o tumor tem chances de se espalhar para outros órgãos. Assim como, para ajudar a determinar qual o melhor tipo de tratamento.

Por meio da utilização de exames de imagem, como raios X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom e PET scan e também por meio da biópsia, os médicos conseguem determinar o estadiamento do câncer, principalmente, para identificar a sua localização e a disseminação pelo corpo.

Vale destacar que o estadiamento é feito no momento em que o paciente recebe o diagnóstico inicial de câncer, antes mesmo de qualquer tratamento ser iniciado. O sistema TNM – Classificação de Tumores Malignos (Classification of Malignant Tumours), desenvolvido e publicado pela União Internacional contra o Câncer – UICC, é o mais utilizado para a classificação de tumores malignos e a descrição de sua extensão.

Sistemas de estadiamento: TNM

No TNM, o T refere-se ao tamanho e extensão do tumor principal (tumor primário). Já o N se refere ao número de linfonodos regionais acometidos pelo câncer, e o M se tem ou não metástase. Assim, após o levantamento de todas as informações, as combinações de TNM são agrupadas em cinco estadios:

  • Estadio 0 = Células anormais estão presentes, também chamado de carcinoma in situou CIS. CIS não é câncer, mas pode se tornar câncer.
  • I
  • II
  • III
  • Estadio IV = O câncer se espalhou para outras partes  do corpo.

Inovação no rastreio de câncer

O Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CTDN), começou recentemente a utilizar um método inovador e pioneiro no Brasil para rastrear tratar câncer de mama em pacientes do HC, no qual irá ajudar também em seu estadiamento.

Afinal, gostou desse artigo sobre o estadiamento do câncer? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.

Aliás, quer saber mais sobre outros temas, confira no nosso blog: “Câncer de mama: saiba mais sobre os sintomas, tratamento e como se prevenir“, “Câncer de rim: saiba mais sobre a doença“.

Referências:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer/12/1/

https://www.inca.gov.br/estadiamento

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estadiamento/4795/1/

https://www.youtube.com/watch?v=uFxd35bW9xc

https://www.cancerdemamabrasil.com.br/o-que-e-estadiamento-e-por-que-faze-lo/

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.