Conhecer a diferença entre gripe e resfriado é importante para indicar o tratamento correto a ser realizado.
A gripe, por exemplo, possui um protocolo de atendimento recomendado pelo Ministério da Saúde, que se difere do resfriado. Ela pode causar complicações e, por isso, é um ponto de atenção para os profissionais de saúde.
É comum, por exemplo, algumas pessoas perguntarem aos profissionais da saúde se o espirro é de gripe ou resfriado ou ainda se o nariz entupido é gripe ou resfriado, mas a verdade é que não é possível analisar sintomas isolados.
Especialmente porque os sintomas de diversas doenças são parecidos e são os pequenos detalhes que mostram a diferença entre gripe, resfriado e outras doenças, como Covid-19, por exemplo.
O que causa a gripe?
A gripe é causada pelo vírus da influenza que pode ser de diferentes tipos, entre eles o A, B, C e D e ainda diversos subtipos, criando variações como H1N1, H3N2 e assim por diante.
O vírus da influenza possui grande capacidade de transmissão e, geralmente, causa epidemias sazonais. O inverno, por exemplo, é uma das estações mais críticas para a influenza.
A gripe também é mais séria do que o resfriado, pois pode causar complicações em determinados grupos como idosos, gestantes, crianças e imunossuprimidos, por exemplo.
A gripe causa de 290 mil a 650 mil mortes por ano, de acordo com estimativas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (US-CDC), Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros parceiros.
Sintomas
Os principais sintomas da gripe consistem em:
- febre, normalmente acima de 38°C;
- dor de cabeça e dor no corpo;
- dor de garganta;
- coriza;
- cansaço.
Esses são os mais parecidos com os do resfriado, mas a diferença entre gripe e resfriado por se dar pelo aparecimento de sintomas que não são comuns em resfriados, como:
- calafrios;
- fadiga e mal-estar intensos;
- cefaleia;
- mialgia;
- dor nas juntas;
- prostração;
- diarreia;
- vômito;
- olhos avermelhados e lacrimejantes.
Os sintomas duram em torno de 7 a 10 dias, mas o mal-estar causado pelo vírus pode perdurar por algumas semanas.
Além disso, o vírus da influenza tem maior propensão a causar as seguintes complicações em pacientes de risco: pneumonia, sinusite, otite, piora das doenças crônicas, entre outros sintomas.
Leia também: Gripes e resfriados nos meses frios: saiba como se prevenir
O que causa o resfriado?
Já o resfriado é causado por outros tipos de vírus, alguns dos mais comuns são o rhinovirus, a parainfluenza, o vírus sincicial respiratório (VSR) e o adenovírus.
Entretanto, existem mais de 200 vírus que podem fazer com que um paciente desenvolva um resfriado.
Sintomas
No resfriado a febre é menos comum e costuma aparecer apenas em crianças pequenas. Os sintomas possuem uma intensidade reduzida e os sintomas de cansaço e mal-estar não são tão intensos quanto os da gripe.
Confira os principais sintomas do resfriado:
- coriza;
- tosse e desconforto na garganta;
- dor leve no copo e nos músculos;
- dor de cabeça;
- às vezes, o paciente pode apresentar febre baixa.
Uma diferença entre gripe e resfriado é que o último não costuma causar complicações sérias. Otite e laringite são as mais comuns.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
A principal diferença entre gripe e resfriado é, primeiramente, o agente causador. Como vimos, o resfriado é causado por um vírus diferente da gripe.
Mas os sintomas são bastante similares entre si e se diferem principalmente pela intensidade e pela duração.
Enquanto os sintomas da gripe são mais intensos e duradouros, os de resfriado são mais passageiros e leves.
Além disso, outra principal diferença entre gripe e resfriado é que os sintomas da influenza aparecem de forma mais repentina.
De um dia para o outro o paciente começa a apresentar os sintomas e a sentir um intenso mal-estar.
Qual a diferença entre gripe, resfriado e alergia?
Outra dúvida comum é sobre as diferenças entre gripe, resfriado e alergia, pois os sintomas são bastante parecidos e por isso podem acabar causando confusão.
A alergia é causada por algum tipo de alérgeno como ácaros, pelos de animais e pólen, por exemplo.
Por isso, ela costuma causar coceira no nariz e nos olhos, coriza e espirros constantes. Os sintomas são basicamente estes, enquanto gripes e resfriados apresentam também dores pelo corpo, febre etc.
Uma dica é orientar os pacientes a descobrir a causa de suas alergias por meio da observação. Descobrir o que é o gatilho da alergia pode poupar o paciente da dúvida entre gripe, resfriado e alergia.
Qual a diferença entre gripe, resfriado e Covid-19?
A Covid-19 é uma doença com sintomas parecidos a outros vírus respiratórios. Mas afinal qual a diferença entre gripe, resfriado e Covid-19?
Quando o assunto é o agente causador, sabemos que cada uma das três patologias possui uma causa diferente: o contato com um vírus específico.
Alguns sintomas da Covid-19 podem ajudar no diagnóstico da doença, como o aparecimento de dores na região lombar, diarréia, problemas estomacais e a perda de olfato e de paladar (a depender da variante).
Vale destacar que este último é exclusividade da Covid, já que para gripe ou resfriado não há perda do olfato.
Outro sintoma que pode ajudar na identificação é a tosse seca, diferente da gripe que apresenta tosse com secreção.
Também é importante investigar se o paciente sabe se teve contato com uma pessoa com diagnóstico de Covid-19.
O teste de antígeno, o PCR e o teste de sorologia são as formas mais comuns de identificação do vírus.
Leia também: Bem-estar no inverno: confira 4 dicas para cuidar da sua saúde
O que é bom para curar o resfriado?
O tratamento para o resfriado consiste em ajudar a aliviar os sintomas, pois não há cura para o vírus.
Para isso, analgésicos e antitérmicos podem ser úteis, em caso de febre e dores de cabeça e no corpo.
O próprio sistema imunológico luta contra o vírus e acaba o eliminando. Geralmente, ele desaparece depois de alguns dias.
Beber bastante água e manter-se hidratado também pode ajudar na melhora dos sintomas de forma mais rápida, além de fazer repouso.
Também podem ser úteis os chás para gripe ou resfriado, já que auxiliam o paciente na hidratação.
O que é bom para curar a gripe?
Já para a gripe, além dos mesmos cuidados que se tem com o resfriado, como repousar e beber bastante água, também existe um protocolo de tratamento recomendado pelo Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde recomenda o uso de antivirais no tratamento contra a influenza, como o fosfato de oseltamivir.
Quando usado de forma precoce, o medicamento pode reduzir a duração dos sintomas e, principalmente, a redução da ocorrência de complicações da infecção pelo vírus influenza.
Diferença entre gripe resfriado: dúvidas frequentes
Resfriado é transmissível?
Sim. Os vírus do resfriado são transmitidos facilmente por meio do contato com gotículas de saliva e secreções de pessoas contaminadas.
Evitar a circulação de locais fechados, lavar as mãos com frequência e evitar tocar o rosto antes de lavá-las, além do uso do álcool em gel são algumas das recomendações para evitar a contaminação.
Resfriado dura quantos dias? E a gripe?
Uma das diferenças entre gripe e resfriado é a duração da doença.
No caso do resfriado, o pico dos sintomas dura em média de 1 a 3 dias. Entretanto, a doença pode se manter no organismo por um período que vai de 7 a 10 dias.
Já o tempo de incubação do vírus é de apenas dois dias.
Quanto à influenza, o tempo de incubação do vírus é de 1 a 4 dias. Geralmente, em torno de sete dias, a doença costuma ter resolução espontânea, no entanto, a tosse, o mal-estar e a fadiga podem permanecer por algumas semanas. Comumente, entre duas a seis semanas.
Leia também: Medicamento Genérico, Referência e Similar: O que são?
Por que gripe dá coriza?
O coriza é a secreção que ocorre quando a mucosa do nariz se encontra inflamada. Mas ela tem uma função: na tentativa de expulsar o vírus, o corpo produz mais secreção.
E, assim, acaba congestionando as vias respiratórias. O coriza não é uma diferença entre gripe e resfriado, mas sim uma similaridade, já que ambos os vírus provocam uma produção maior de coriza.
Na maioria das vezes, essa secreção é clara, amarelada ou esverdeada.
O que pode ajudar na melhora deste sintoma, inclusive para gripe ou resfriado em bebês, é a lavagem nasal, que ajuda a descongestionar as vias respiratórias, facilitando a respiração.
Conclusão
E aí, ficou claro as diferenças entre gripe e resfriado?
Apesar de os sintomas serem similares, existem algumas diferenças que ajudam no momento de fazer o diagnóstico.
Os testes e exames existem para tirar quaisquer dúvidas e também para que o tratamento possa ser feito da maneira correta e possa ser feito com antecedência.
A gripe é pior que o resfriado em questão de possíveis complicações em determinados grupos e, por isso, tratar com antecedência vai evitar possíveis complicações.
A Natcofarma oferece o medicamento genérico do fosfato de oseltamivir. Nosso objetivo é comercializar medicamentos acessíveis, mas com padrões globais de qualidade.
Você já conhece os nossos medicamentos?
Então, acesse e conheça mais sobre o fosfato de oseltamivir da Natcofarma!