Um novo surto de gripe está se espalhando pelo Brasil e o vírus da influenza H3N2 levantou um alerta por conta do aumento no número de casos e também de mortes causadas por essa doença na reta final de 2021.
Apesar de ser incomum ocorrer nessa época do ano, visto que a gripe é mais frequente no outono e inverno, devido ao clima frio e baixa umidade, diversos fatores podem ocasionar o surgimento de gripes no Verão, dentre eles a mistura do clima externo quente com clima interno frio devido ao abuso de ambientes climatizados.
Confira: “Gripe no verão? Saiba como evitar“.
Diante desse cenário as empresas têm um papel importante no controle da doença. Ainda que muitas estejam trabalhando no formato híbrido, quando pensamos no modelo presencial, o compartilhamento de objetos, documentos e equipamentos, além das horas de exposição da equipe a ambientes climatizados ao longo do dia, podem facilitar a disseminação da gripe entre os colaboradores, entre seus familiares e amigos, o que também irá impactar nos índices de absenteísmo e na produtividade das companhias.
Surto de gripe: Como preparar a sua empresa?
Portanto, devido a esse surto de gripe nas empresas alguns cuidados são necessários, confira alguns deles:
- Promoção de campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação;
- Disponibilização de locais para lavar as mãos, álcool em gel 70%, além de toalhas de papel descartáveis;
- Aumentar a frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas, e banheiros com álcool 70% e água sanitária;
- Manter sempre que possível os ambientes arejados, com janelas e portas abertas para facilitar a circulação e troca de ar;
Além dos cuidados citados acima, a pessoa que apresentar sintomas de gripe como febre alta de pelo menos 38°C, tosse e garganta inflamada, coriza, entre outros, não deve ir ao trabalho, mas sim procurar atendimento médico e comunicar a empresa para que ela possa seguir com seus respectivos protocolos.
Assim, vale destacar que já existem medicamentos genéricos para prevenção de Influenza e controle dos sintomas gripais, que podem ser aliados no controle da doença.
Saiba mais: Diferença entre gripe e resfriado: sintomas, causa e o que fazer
Caso tenha interesse em saber mais, na plataforma InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), é possível acompanhar o monitoramento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da covid-19 feito pela entidade. Acesse (http://info.gripe.fiocruz.br/)
Afinal, gostou desse artigo sobre surto de gripe? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.
Aliás, quer saber mais sobre outros temas, confira no nosso blog: “Verão: saiba tudo sobre os cuidados necessários nessa época do ano“, “Prevenção da gripe: 3 dicas para se proteger“.
Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza
https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/464YdYy4R3qTfF55KQNcgKp/?lang=pt
https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/getting-workplace-ready-for-covid-19.pdf
https://saude.abril.com.br/medicina/como-evitar-coronavirus-trabalho/
https://guiadafarmacia.com.br/saiba-como-evitar-a-gripe-de-verao/
https://saude.abril.com.br/medicina/gripe-sintomas-principais-tipos-e-como-tratar/