Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
Tumores neuroendócrinos (TNE)

Tumores neuroendócrinos (TNE): o que são e como tratá-los?

Compartilhe esse post!

Os tumores neuroendócrinos (TNE) formam-se em qualquer região do sistema neuroendócrino. A princípio, as suas células podem ser encontradas no pulmão, rins, pâncreas e em todo o tubo digestivo, além da tireoide, ovários e testículos.

Os tumores acontecem quando algumas dessas células passam por algum tipo de mutação, hereditárias ou não, e podem ser benignos (não-cancerosos) ou malignos (cancerosos). Os TNEs são difíceis de diagnosticar, pois de modo geral não apresentam sintomas ou não são específicos.

Quais as causas, sinais e sintomas dos TNEs?

É uma doença rara e as causas exatas da maioria dos tipos de TNEs ainda se desconhecem. Porém, já é de conhecimento científico que pessoas com algumas síndromes familiares raras como Neoplasia endócrina múltipla tipo 1 (NEM 1), Neurofibromatose tipo 1 e Síndrome de Von Hippel-Lindau (VHL), apresentam um risco maior de desenvolver tumores neuroendócrinos.

Os sintomas podem diferir em cada pessoa, e como citado anteriormente podem inclusive não aparecer. Além disso, fatores como a velocidade do crescimento e a presença de metástase (quando atinge outras partes do organismo), podem influenciar. Porém, sinais como diarreia, rubor da pele (especialmente no rosto), dor de estômago, além de inchaço e chiado, podem indicar a presença de TNEs no organismo.

Como é feito o tratamento dos tumores neuroendócrinos (TNEs)?

A cirurgia é geralmente recomendada, contudo, dependerá muito da localização do tumor neuroendócrino, se ele se espalhou para outras áreas do corpo,  se está secretando hormônios e; se é responsável pelos sintomas.

Em alguns casos utilizam-se os tratamentos médicos, por meio de medicamentos, tanto para minimizar os sintomas como para controlar o crescimento do tumor neuroendócrino. Além disso, a radioterapia assim como a quimioterapia também podem se usar.

Por fim, vale ressaltar que há uma data especialmente criada para lembrar as pessoas sobre esse tipo de câncer, o Dia Mundial de Conscientização sobre Tumores Neuroendócrinos, no dia 10 de novembro.

Gostou desse artigo sobre tumores neuroendócrinos? Fiquem atentos  no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.

Quer saber mais sobre outros temas, leia também:Conheça a Natcofarma” e “O que é preciso saber sobre medicamentos genéricos?“.

Leia também : O que é citomegalovirus: conheça os sintomas e métodos de prevenção

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.