Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
câncer de rim

Câncer de rim: saiba mais sobre a doença

Compartilhe esse post!

O câncer de rim é também conhecido como hipernefroma ou adenocarcinoma renal, sendo o carcinoma de células renais (CCR) o tipo mais comum. Os fatores como obesidade, hipertensão, tabagismo, histórico familiar da doença, Doença de Von Hippel-Lindau e diálise, aumentam o risco da pessoa desenvolver este tipo de câncer.

Quais os sintomas do câncer de rim? 

O diagnóstico da doença é feito por meio da ultrassonografia e da tomografia computadorizada do abdômen e inclusive pode ser identificado em exames de rotina, já que a ultrassonografia do abdômen costuma fazer parte da bateria de exames solicitados pelos médicos. Por isso, mais uma vez, vale destacar a importância do acompanhamento por meio de consultas regulares com profissionais de saúde.

Algumas pessoas podem apresentar:

  • Dor na região lombar;
  • Sangue na urina;
  • Massa abdominal palpável;
  • Perda de peso;
  • Cansaço;
  • Palidez;
  • Febre.

Como tratar?

O tratamento do câncer de rim pode variar conforme o estágio e a extensão do câncer de rim . Se identificado na fase inicial, ocorre a retirada do rim (nefrectomia radical), que pode ser feita por uma incisão abdominal ou pelas costas, ou também por via laparoscópica, técnica menos invasiva. Em alguns casos poderá ser feita a nefrectomia parcial, na qual se retira o tumor, mas sem que haja a remoção do rim.

A prevenção do câncer de rim com um estilo de vida saudável

Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, e leguminosas, e que evita o consumo de alimentos ultraprocessados, bebidas adoçadas, entre outros, pode prevenir tanto o câncer de rim quanto outros tipos.

Além disso, prática regular de exercícios, atenção ao peso corporal, cuidado com o consumo excessivo de álcool e da utilização de cigarro fazem parte da lista de cuidados que todas as pessoas podem adotar no seu dia a dia, já que a obesidade, hipertensão e tabagismo são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Mulher correndo num dia de sol
Atividade física pode prevenir o câncer de rim

Afinal, gostou desse artigo sobre câncer de rim? Acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.

Aliás, quer saber mais sobre outros temas, leia também sobre: “Conheça a Natcofarma” e “O que é preciso saber sobre medicamentos genéricos?.

Leia também : O que é citomegalovirus: conheça os sintomas e métodos de prevenção

Leia também : Saiba mais sobre estadiamento do câncer

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.