Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
dormir bem

Dormir bem

Compartilhe esse post!

Sem dúvidas, dormir bem é essencial para manter uma boa saúde física e mental, ganhando mais disposição, diminuindo o estresse e melhorando o bem-estar em geral.

No entanto, muitas pessoas não conseguem dormir o suficiente ou não têm uma boa qualidade de sono.

E tal realidade pode levar a uma série de problemas de saúde, como fadiga, falta de concentração, aumento do risco de doenças crônicas e até mesmo problemas de saúde mental.

Neste artigo, vamos explorar algumas dicas práticas para ajudar você a ajustar sua rotina noturna e conseguir dormir bem à noite. Confira nossas dicas ao longo do conteúdo!

O que é dormir com qualidade?

Dormir com qualidade é um estado de sono profundo e reparador que permite ao corpo descansar completamente e restaurar as funções físicas e mentais.

De acordo com a medicina, a qualidade do sono é medida pela quantidade de sono REM (Rapid Eye Movement) que uma pessoa tem em uma noite.

O sono REM é uma fase importante que ocorre várias vezes durante o sono e é responsável por consolidar a memória, melhorar o humor, fortalecer o sistema imunológico e regular as emoções.

Quando uma pessoa não tem sono REM suficiente, ela pode sentir-se cansada, irritada e ter dificuldade em se concentrar.

Por esse motivo, os especialistas consideram que dormir com qualidade também envolve uma duração adequada do sono, que pode variar de acordo com a idade e o estilo de vida da pessoa, mas costuma ser de 7 a 9 horas por noite.

Dormir menos do que isso pode levar a problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, depressão e obesidade.

Leia aqui: “Saúde e bem-estar: 10 dicas práticas para ter uma vida saudável”.

Por que o sono é tão importante?

O sono é extremamente importante para o corpo humano, pois é durante ele que o organismo realiza processos fisiológicos que são essenciais para a recuperação e o reparo do corpo, como por exemplo:

  • Regeneração de tecidos;
  • Regulação da função imunológica;
  • Eliminação de toxina e resíduos acumulados ao longo do dia;
  • Consolidação da memória e aprendizado;
  • Regulação das emoções e do humor;
  • Normalização do apetite e do metabolismo.

Portanto, é possível notar que dormir bem é essencial para a saúde e o bem-estar geral.

E sendo assim, é importante que as pessoas desenvolvam uma rotina de sono saudável e regular para garantir que o corpo tenha tempo suficiente para realizar todos os processos importantes que ocorrem durante o sono.

Como o sono influencia na qualidade de vida?

O sono é fundamental para a qualidade de vida, pois influencia diretamente o bem-estar físico, mental e emocional.

Quando dormimos bem, o corpo consegue se recuperar e reparar o que é essencial para manter a saúde e prevenir doenças.

Além disso, o sono ajuda a regular o humor e as emoções, o que pode afetar positivamente a saúde mental.

Por fim, como citamos anteriormente, o sono também é importante para a regulação do apetite e do metabolismo, o que pode contribuir para a manutenção de um peso saudável e prevenir doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.

Dormir bem: 7 benefícios para sua saúde

Se você chegou até aqui, com certeza já entendeu que dormir bem ajuda a garantir diversos benefícios para nossa saúde física e mental.

Mas você sabe como os processos que ocorrem durante o sono ajudam a restaurar nosso corpo e prevenir doenças na prática?

Logo abaixo, vamos te ajudar a entender isso por completo explicando melhor os 7 principais benefícios de dormir bem. Confira!

Previne a obesidade

É durante o sono que o nosso organismo produz a leptina – hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade.

Sendo assim, ao dormir menos, o organismo terá menos leptina, e a pessoa terá mais vontade de comer ao longo do dia e consequentemente irá aumentar a sua ingestão de calorias, contribuindo assim para o ganho de peso.

Ajuda a memória

É durante o sono que se realiza a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais que ajudam a fortalecer e melhorar a memória e o aprendizado.

Após uma boa noite de sono, a pessoa terá muito mais facilidade para reter informações do que naquela que dormiu pouco.

Controla o diabetes

A dificuldade para dormir pode aumentar a resistência insulínica em pessoas com diabetes, interferindo assim no seu controle.

Além disso, dormir mal pode contribuir para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 (forma crônica da doença, na qual o corpo não produz insulina ou cria resistência à insulina).

Isso porque é durante o sono que o corpo consegue estabilizar os índices glicêmicos.

Evita a hipertensão e outras doenças cardiovasculares

Dormir bem pode ajudar a evitar a hipertensão e outras doenças cardiovasculares, pois durante o sono o corpo produz hormônios que ajudam a regular a pressão arterial e a função cardiovascular.

Quando uma pessoa dorme mal, a produção desses hormônios pode ser reduzida, o que pode aumentar o risco de hipertensão e outros problemas como doenças cardíacas e derrames.

Protege contra alterações imunológicas

Alguns estudos relacionados ao sono mostram que pessoas que não dormem bem possuem uma resposta imunológica prejudicada e, por esse motivo, estão mais sujeitas a doenças infecciosas.

Outro fator importante de proteção ligado ao sono é a produção de melatonina, o hormônio regulador do sono que também possui atividade anti-inflamatória e antioxidante, servindo também como normalizador da defesa imunológica corporal.

Elimina resfriados constantes

Outro benefício ao dormir bem, totalmente ligado ao ponto anterior é que ter um bom sono significa ter menos resfriados.

Isso ocorre, pois, como dito anteriormente, quando uma pessoa dorme mal, o sistema imunológico pode ser afetado, o que pode torná-la mais suscetível a infecções virais como resfriados e gripes.

Reduz a chance de transtornos psicológicos

Dormir bem também reduz a chance de transtornos mentais, pois durante o sono o cérebro consolida a memória e o aprendizado, além de regular os neurotransmissores responsáveis pelas emoções e o humor.

Quando uma pessoa dorme mal, o funcionamento cognitivo e emocional pode ser afetado, o que pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Conclusão

Dormir bem é essencial para quem busca alcançar uma vida mais saudável e bem-estar em geral.

Isso porque é durante o sono que o corpo realiza processos fisiológicos e emocionais importantes para prevenir doenças, aumentar a imunidade, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e melhorar a saúde mental.

Para garantir uma boa qualidade de sono, é importante seguir algumas dicas simples, como manter um horário regular de sono, criar um ambiente confortável e silencioso para dormir, evitar estimulantes antes de dormir e praticar atividades relaxantes durante a noite.

Portanto, se você está procurando melhorar sua saúde e qualidade de vida, comece investindo em um sono de qualidade e sinta a diferença que isso pode fazer na sua rotina.

Gostou desse artigo sobre ter uma boa noite de sono? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.

Para saber mais sobre outros temas, confira no nosso blog: “Saúde e bem-estar: 10 dicas práticas para ter uma vida saudável”, “Confira 6 exercícios para fazer em casa e se manter saudável”.

Veja também:

https://www.tuasaude.com/os-beneficios-de-dormir-bem/

https://drauziovarella.uol.com.br/neurologia/cinco-dicas-para-uma-boa-noite-de-sono/

https://www.usp.br/espacoaberto/?p=10686

https://www.uol.com.br/vivabem/listas/dorme-mal-veja-5-maneiras-de-ter-uma-boa-noite-de-sono-segundo-a-ciencia.htm

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/12/5-dicas-para-ter-uma-excelente-noite-de-sono.html

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.