No dia 20 de maio é celebrado o Dia do Medicamento Genérico, remédios estes que são essenciais para tratar, prevenir e curar diversas doenças. Todos nós em diversos momentos das nossas vidas necessitamos dos medicamentos em algum grau de importância, seja quando uma doença ocasional nos acomete ou mesmo uma doença crônica, que requer tratamento contínuo.
Nesse contexto, é preciso ressaltar que a lei do medicamentos genéricos no Brasil, implantada em 1999 com o intuito de aumentar o acesso da população aos medicamentos, sobretudo dos pacientes portadores de doenças crônicas, foi um marco importante para a saúde no Brasil, visto que pode ser uma opção de até 90% mais barata em comparação ao medicamento de referência com o mesmo princípio ativo, eficácia e qualidade.
Mas o que são medicamentos genéricos?
Os medicamentos genéricos reproduzem o comportamento do medicamento de referência, tanto na questão da segurança, da eficácia e da qualidade, já que conta a mesma composição química. Dessa forma, é possível utilizar o remédio genérico no lugar do de marca com toda segurança.
Por que o medicamento genérico tem custo baixo?
Algumas pessoas têm dúvidas, mas o baixo custo do medicamento genérico é possível devido a não serem necessários grandes investimentos em pesquisa para seu desenvolvimento, visto que ele reproduz o perfil de ação de seu medicamento de referência que já foi previamente aprovado.
É preciso destacar que os medicamentos genéricos passam por rigorosos testes de qualidade antes de ter seu registro e comercialização autorizados!
Na Natcofarma somos especialistas em medicamentos genéricos e estamos introduzindo no mercado brasileiro alguns produtos voltados, sobretudo, para tratamentos oncológicos, hematológicos, neurológicos e prevenção e tratamento de gripe.
Achou a informação interessante? Acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook”, “Instagram“ e “LinkedIn” da Natcofarma Brasil.
Confira outros posts:
O que são os princípios ativos de um medicamento?
Entenda a diferença entre medicamento de Referência, Similar e Genérico
20 de janeiro: Dia do Farmacêutico
Por fim, veja as nossas referências para a escrita desse texto:
Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – Medicamentos Genéricos
Portal Drauzio Varella – Dia Nacional do Medicamento Genérico
Estadão Bem-estar – Diferença entre remédio de referência, genérico e similar
Portal Drauzio Varella – Medicamentos Genéricos, Similares e de Marca
Guia da Farmácia – Diferenças entre remédio de referência, genérico e similar
Leia também: O que são princípios ativos de um medicamento