Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
doação de sangue

Doação de sangue: confira tudo o que você precisa saber antes de doar

Compartilhe esse post!

A doação de sangue é um ato solidário que pode salvar vidas, seja de alguém próximo a você ou um desconhecido. Confira a seguir mais informações sobre como se tornar um doador, quem não pode doar, além de locais para realizar o procedimento!

O que preciso saber antes de doar sangue?

Ainda que campanhas de doação de sangue sejam realizadas com frequência, muitas pessoas não sabem ou têm dúvidas sobre quais são os requisitos básicos para doar, como o vírus da influenza Portanto, saiba quais são eles:

  • Estar saudável;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação de sangue tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar bem alimentado (observando que é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue);

Além dos pontos destacados acima para a doação de sangue é necessário apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do futuro doador, emitido por órgão oficial. Aqui estão os documentos aceitos: Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; ou Passaporte brasileiro com filiação.

Leia também: Medicamento Genérico, Referência e Similar: O que são?

O que me impede de doar sangue?

Antes de se dirigir a um posto de coleta de sua cidade é importante estar atento a alguns impedimentos temporários que poderão te fazer adiar esse gesto de amor e cuidado com o próximo que é a doação de sangue. Sendo assim, confira alguns:

  • Se esteve resfriado recentemente é preciso aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Grávidas;
  • 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
  • Na fase de amamentação;
  • Caso tenha ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação de sangue;
  • Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.) nos últimos 12 meses;

Restrições de doação de sangue com a pandemia

Em tempos de pandemia e de vacinação do Covid-19 também é necessário alguns cuidados extras nesse sentido:

  • Pessoas que apresentaram infecção pelo COVID-19 são consideradas inaptas por um período de 30 dias após recuperação clínica completa (assintomáticos);
  • Quem teve contato direto com casos suspeitos ou confirmados de contaminação precisam aguardar 14 dias após o último dia de contato para a doação de sangue;
  • Quem tiver sido vacinado recentemente, conforme a vacina, poderá ter que aguardar entre 48h ou 7 dias para doar (consulte no hemocentro mais próximo os respectivos prazos).

Além disso, vale destacar que no site da Fundação Pró-Sangue é possível entender em quais outras situações você não poderá doar sangue, clique AQUI e saiba mais!

Então, agora que você já sabe tudo o que é necessário para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta, como os Hemocentros. Confira AQUI o mais próximo.

Na ocasião da doação de sangue será avaliado se você atende aos requisitos necessários antes de seguir com o processo, que é rápido e leva cerca de 40 minutos para realização!

É importante destacar que homens podem doar a cada 2 meses, sendo o limite máximo de 4 vezes ao ano, já as mulheres podem doar a cada 3 meses, sendo no máximo 3 doações por ano.

Afinal, gostou desse artigo sobre doação de sangue? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.

Aliás, quer saber mais sobre outros temas, confira no nosso blog: “Verão: saiba tudo sobre os cuidados necessários nessa época do ano”, “Gripe no verão? Saiba como evitar”, “Gripe H3N2: o que é, sintomas e prevenção”.

Por fim, confira as nossas referências para a escrita desse texto:

http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html

http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/quem_nao_pode_doar.html

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue/mitos-e-verdades-sobre-a-doacao-de-sangue

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue/perguntas-e-respostas-sobre-doacao-de-sangue

Leia também : O que é citomegalovirus: conheça os sintomas e métodos de prevenção

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.