Recentemente falamos aqui em nosso blog sobre o surto de gripe que o Brasil enfrenta em pleno início do verão, mas você sabe os sintomas de gripe e prevenção e tratamento do vírus H3N2?
O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A ou vírus do tipo A, responsável pela gripe comum e resfriados. Sua transmissão acontece por meio do ar, através de gotículas que ficam suspensas no momento em que a pessoa contaminada tosse, fala ou espirra, além disso, também pode ser transmitido por meio do contato direto com infectados.
Mantenha-se sempre atualizado com notícias para os profissionais da área de saúde. Acesse nossa página de cadastro e tenha conteúdos exclusivos!
Saiba mais: Diferença entre gripe e resfriado: sintomas, causa e o que fazer
Quais são os sintomas causados pelo vírus H3N2?
- Febre alta, acima dos 38ºC;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça;
- Espirros;
- Dor de garganta;
- Tosse,
- Coriza;
- Calafrios;
- Cansaço excessivo;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia (mais frequente em crianças);
- Moleza.
Como se prevenir do vírus H3N2?
Aos infectados a recomendação é de que repousem, bebam muito líquido e evitem o contato próximo com outras pessoas, para que diminua a transmissão do vírus. Além disso, busque orientação médica, já que um profissional poderá recomendar medicamentos inclusive os que previnem a proliferação do vírus e outros cuidados necessários, conforme o quadro de cada um. Lembre-se de buscar pelo nome do medicamento genérico da Natcofarma.
Continue a leitura para entender a diferença entre medicamento genérico e similar ou de referência
No entanto, para quem não está doente, evite ficar muito tempo em locais fechados e com pouca circulação de ar, utilize máscaras, evite levar as mãos aos olhos e boca sem elas estarem higienizadas e use álcool em gel quando não puder lavar as mãos. A população já utiliza esses cuidados para evitar a contaminação pela COVID-19 e também são eficazes na redução da transmissão do vírus H3N2.
Vale reforçar também que a vacina disponibilizada anualmente, durante campanhas do governo e que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B são aliadas no controle de surtos e epidemia gripal. Elas são atualizadas para cada epidemia e reforçam as defesas ativadas no ano anterior.
Afinal, gostou desse artigo sobre o vírus H3N2? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.
Aliás, quer saber mais sobre outros temas, confira no nosso blog: “Prevenção da gripe: 3 dicas para se proteger“, “Gripe no verão? Saiba como evitar”, “Surto de gripe nas empresas pode aumentar o absenteísmo”.
Por fim, confira as nossas referências para a escrita desse texto:
https://saude.abril.com.br/medicina/gripe-h3n2-como-evitar-quais-os-sintomas-e-a-eficacia-da-vacina/
https://pebmed.com.br/influenza-x-covid-19-5-dicas-para-a-abordagem-da-sindrome-gripal/