Pesquisar
Close this search box.
Logo NatcoFarma Colorido
gripe H3N2

Gripe H3N2: o que é, sintomas e prevenção

Compartilhe esse post!

Recentemente falamos aqui em nosso blog sobre o surto de gripe que o Brasil enfrenta em pleno início do verão, mas você sabe os sintomas de gripe e prevenção e tratamento do vírus H3N2?

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A ou vírus do tipo A, responsável pela gripe comum e resfriados. Sua transmissão acontece por meio do ar, através de gotículas que ficam suspensas no momento em que a pessoa contaminada tosse, fala ou espirra, além disso, também pode ser transmitido por meio do contato direto com infectados.

Mantenha-se sempre atualizado com notícias para os profissionais da área de saúde. Acesse nossa página de cadastro e tenha conteúdos exclusivos!

Saiba mais: Diferença entre gripe e resfriado: sintomas, causa e o que fazer

Quais são os sintomas causados pelo vírus H3N2?

  • Febre alta, acima dos 38ºC;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Espirros;
  • Dor de garganta;
  • Tosse,
  • Coriza;
  • Calafrios;
  • Cansaço excessivo;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia (mais frequente em crianças);
  • Moleza.

Como se prevenir do vírus H3N2?

Aos infectados a recomendação é de que repousem, bebam muito líquido e evitem o contato próximo com outras pessoas, para que diminua a transmissão do vírus. Além disso, busque orientação médica, já que um profissional poderá recomendar medicamentos inclusive os que previnem a proliferação do vírus e outros cuidados necessários, conforme o quadro de cada um. Lembre-se de buscar pelo nome do medicamento genérico da Natcofarma.

Continue a leitura para entender a diferença entre medicamento genérico e similar ou de referência

No entanto, para quem não está doente, evite ficar muito tempo em locais fechados e com pouca circulação de ar, utilize máscaras, evite levar as mãos aos olhos e boca sem elas estarem higienizadas e use álcool em gel quando não puder lavar as mãos. A população já utiliza esses cuidados para evitar a contaminação pela COVID-19 e também são eficazes na redução da transmissão do vírus H3N2.

Vale reforçar também que a vacina disponibilizada anualmente, durante campanhas do governo e que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B são aliadas no controle de surtos e epidemia gripal. Elas são atualizadas para cada epidemia e reforçam as defesas ativadas no ano anterior.

Afinal, gostou desse artigo sobre o vírus H3N2? Então acompanhe todas as novidades no nosso “blog” e nas redes sociais “Facebook“, “LinkedIn” da NatcoFarma Brasil.

Aliás, quer saber mais sobre outros temas, confira no nosso blog: “Prevenção da gripe: 3 dicas para se proteger, “Gripe no verão? Saiba como evitar”, “Surto de gripe nas empresas pode aumentar o absenteísmo”.

Por fim, confira as nossas referências para a escrita desse texto:

https://portal.fiocruz.br/noticia/gripes-h2n3-e-h3n2-virologista-esclarece-duvidas-sobre-os-tipos-de-virus-em-circulacao

https://saude.abril.com.br/medicina/gripe-h3n2-como-evitar-quais-os-sintomas-e-a-eficacia-da-vacina/

https://pebmed.com.br/influenza-x-covid-19-5-dicas-para-a-abordagem-da-sindrome-gripal/

https://www.tuasaude.com/gripe-h3n2/

Veja também:

Contato

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.